Hoje é o aniversário do meu irmão autista!

Uma das maiores preocupações das famílias que estão no universo particular do autismo é como irá ser o seu futuro. O autismo afecta quase todos os aspectos do comportamento, desde a fala aos movimentos do corpo, o interesse pela amizade, a vida social e as emoções. Mas o mundo dos autistas é muito variado e depende de caso para caso, vai desde os que não falam, àqueles que possuem habilidades incríveis.

O nosso querido Gabriel Casto Fortunato é prova disso, que ser autista é ter força de vontade, é ter garra, é ter qualidades e capacidades para arriscar e fazer tarefas normais. Por isso, deixou-nos o seu testemunho de como tem vivido os seus dias de confinamento e a surpresa que preparou para o seu irmão Elias (também autista) no dia do seu aniversário.

“Olá, eu chamo-me Gabriel, tenho 17 anos e sou um jovem com autismo.

Estou em casa, a minha escola está fechada e estamos todos de quarentena à espera que o Coronavírus passe. Para ficar mais seguro, alegre e menos nervoso faço algumas coisas de que gosto. Oiço música, vejo filmes na Netflix, bebo chá, nado na piscina, encomendo comida de que gosto e cozinho coisas diferentes.

Hoje o meu irmão Elias faz anos e eu queira fazer um bolo para ele. Deixo aqui a receita que eu usei para também fazerem em vossas casas.

Receita: Bolo de chocolate

4 ovos
1 chávena e meia de Nesquik
Meia chávena de açúcar mascavo
Meia chávena de óleo de milho
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena e meia de água morna
1 colher de sopa rasa de fermento

Modo de fazer:

Bater os ovos junto com o açúcar o chocolate e o óleo.
Bater bem, em seguida adicione a farinha e a água aos poucos e por último o fermento .
Assar em 180 graus por 35 minutos.

Ele ficou contente e agradeceu e eu também fiquei feliz.
Obrigado à D. Arlete por me ter ajudado.

Gabriel Castro Fortunato”

Mario NascimentoHoje é o aniversário do meu irmão autista!