Autismo e as férias

As férias chegaram e a expectativa das crianças e adolescentes é muita!

Para as crianças que estão dentro do espectro autista pode haver dificuldades com a mudança de rotina. Então o que podem os pais fazer para que todos vivam o melhor deste período?

Dicas:

  1. Se planear as suas férias com alguma antecedência terá mais probabilidades de tudo correr melhor;
  2. É importante explicar ao seu filho como será a rotina no período de férias, usando por exemplo um calendário colorido ou imagens;
  3. Aproveite para brincar com o seu filho. Isso vai permitir-lhe olhar mais atentamente para o seu desenvolvimento;
  4. Se o seu filho também ficar de férias das terapias, peça ajuda aos profissionais de saúde para criarem uma rotina de estímulos para você fazer com ele;
  5. Se o seu filho tiver dificuldades em introduzir novos alimentos no seu dia a dia, aproveite para o estimular neste sentido e tentar introduzir novos alimentos de forma divertida. Por exemplo: Cozinhar junto com o seu filho fazendo imagens ou objetos em forma de comida.

É possível fazer uma viagem com um filho autista?

Ter um filho autista não impede a família de fazer uma viagem, explorar novos lugares e passar bons momentos juntos. No entanto, há que adoptar algumas estratégias para que tudo corra pelo melhor.

O primeiro passo será trabalhar as expectativas em relação à viagem ou passeio e adequar o passeio às necessidades do seu filho. Antes de viajar, explique ao seu filho para onde a família vai.

O ideal seria fazê-lo com imagens para ele assimilar melhor a informação e para diminuir a sua ansiedade.

Se a viagem for de carro faça várias paragens, de preferência em lugares simpáticos onde possam aproveitar um pouco o momento de descanso.
Se viajar de avião e os voos forem longos é recomendável que sejam voos diretos e nocturnos.

Nas férias é muito comum a família ir ao cinema, ir a parques ou a shoppings, mas geralmente esses locais costumam ficar muito cheios e se o seu filho apresentar sinais de sensibilidade a ambientes cheios e com barulho, deverá evitar este tipo de atividade.

E se as férias forem passadas em casa?

Este ano a família decidiu passar férias em casa e isso também requer especial atenção e planeamento.
Mesmo estando em casa isso implica uma quebra de rotina para o seu filho e é muito importante que os pais, avós ou mesmo qualquer outra pessoa que cuide da criança esteja preparado para momentos de crise.

Aproveitem as férias para estimularem os seus filhos com atividades diárias, como tomar banho sozinho, lavar as mãos, trocar de roupa, etc…
Faça um workshop de culinária com o seu filho e divirta-se na cozinha, por exemplo faça um bolo e brincadeiras com a farinha mesmo que a cozinha fique um caos. O importante é estimular a exploração sensorial.

Reserve tempo livre para o seu filho fazer o que lhe apetecer e brincar com o irmão, um amigo ou vizinho por exemplo.

Muitos pais de crianças do espectro autista podem considerar que brincar com os seus filhos seja uma interação difícil, pouco fluente e repleta de barreiras.
Na realidade, essa interação mesmo que seja diferente daquela que se estabelece com crianças de desenvolvimento típico é possível e deve ser incentivada.
Então nestas férias aproveite o momento e aproveite o seu filho… brincar, brincar e brincar é o que lhe propomos para estas férias. Poderá fazer várias brincadeiras, se estiver disposto a brincar diferente.

Está disposto a brincar diferente?

Então deixamos-lhe aqui algumas sugestões:

  1. O jogo das bolinhas de sabão é um jogo divertido e que todos ficam fascinados;
  2. As cócegas são estímulos sensoriais que dão muito prazer à criança…elas adoram!
  3. Todas as crianças gostam de pular! Estabeleça alguns limites de segurança e permita que o seu filho pule na cama ou no sofá e acompanhe seus movimentos. O estímulo é super empolgante para a criança e faz com que ela fique da altura do seu rosto;
  4. O jogo da cabra cega é um jogo muito popular. Além de ser super divertido e estimular a atenção e os sentidos, permite ser jogado com vários amigos ao mesmo tempo. O objetivo é que um jogador com os olhos vendados consiga agarrar e identificar um dos companheiros, através do toque e dentro de um espaço previamente definido. O jogador identificado passa a ser a “Cabra Cega”, e a dinâmica repete-se. É um jogo que trás alguns benefícios para a criança ajudando-o a desenvolver as suas atividades motoras, aumentando a capacidade de reação e de atenção, bem como, ajuda na sua orientação espacial e percepção tátil e de olfato;
  5. Faça o jogo da macaca com o seu filho! O objetivo é saltar ao pé coxinho por cima das casas da macaca e apanhar, sem se desequilibrar, a pedra que está no chão. No regresso de cada percurso, o jogador tem de apanhar a pedra sem cair e sem pisar as riscas. Ganha quem conseguir ficar com o maior número de casas. O jogo da macaca permite trabalhar o equilíbrio e a motricidade, bem como os reflexos e a atenção de forma divertida. Este é um excelente jogo de equipa, que permite trabalhar o conceito de “esperar pela sua vez”, de respeitar o tempo e as capacidades do outro.

Também permite desenvolver diversas competências, nomeadamente:

  • Desenvolvimento motor (correr, saltar);
  • Interação social (jogar e interagir em grupo);
  • Estimulação da concentração e atenção;
  • Gasto de energia (pelo próprio exercício do jogo);
  • Bem estar físico e psicológico geral;

6. Jogos e brincadeiras de imitação são ótimos exercícios para se realizar todos os dias e não apenas nas férias.

Já ouviu falar dos neurónios espelho?
As crianças de desenvolvimento típico aprendem de imediato a imitar sozinhas. Nas crianças com autismo essa habilidade deve ser construída de maneira voluntária, com muito estímulo e incentivo.

Então e se o fizermos de maneira divertida? Nestas férias faça atividades essencialmente simples, como imitar um som, um movimento ou mesmo fazer uma coreografia. Também é muito divertido, criativo e permite-lhe trabalhar a capacidade de imitação. Dançar exige uma imitação motora de um estímulo sonoro e se você dançar junto com o seu filho a brincadeira fica ainda mais completa!

Nestas férias aproveite que poderá passar mais tempo junto do seu filho para observar as suas características, as suas qualidades e o empenho que ele demonstra com pequenos olhares, gestos e atitudes. Aprecie de forma sincera e amorosa todos os aspectos positivos que identificar e aproveite as férias para lhe dar ainda mais amor e carinho.

Boas férias!

Mario NascimentoAutismo e as férias