A Importância do apoio psicológico para os pais de autistas

O impacto do diagnóstico de autismo assusta!

Vivemos em uma sociedade não inclusiva e cheia de preconceitos, isso provoca medo nos pais, pois sabem que o mundo não será fácil para os filhos.

Ao receberem o diagnóstico, os pais precisam lidar com sentimentos, pensamentos e questionamentos que podem levar à culpa. Durante a gravidez é comum os pais imaginarem as brincadeiras que fariam, os olhares que trocariam, as primeiras conversas, as viagens, o primeiro dia de aulas e muito mais.

Tudo isto pode ser possível de acontecer já que o autismo é um espectro com vários níveis, mas pode ser que obstáculos e dificuldades se apresentem. Muitos pais veem as suas expectativas e desejos frustrados quando chega o diagnóstico de autismo.

Estudos mostram que os pais que cuidam de crianças com o autismo geralmente relatam níveis aumentados de stress, depressão e ansiedade.

O stress vivenciado pelos pais de uma criança autista representa um risco maior para diminuição da qualidade de vida. Esses pais correm um alto risco de “síndrome do cuidador” ou “stress do cuidador” que é uma condição de exaustão, raiva ou culpa.

Quais são os benefícios que advém do apoio psicológico?

  • Ajudar, os pais/cuidadores a desabafar, aliviar o sofrimento e redirecionar pensamentos e comportamentos para aumentar o bem-estar;
  • Proporcionar um momento de escuta dos pais e muni-los de estratégias para lidarem com as dores, angústias e até o luto pelo filho idealizado;
  • Ajudar os pais ou cuidadores a gerirem os desafios relacionados com o autismo;
  • Reduzir as expectativas alimentadas pelas famílias sobre os seus filhos e aprender a aceitar melhor esta condição, ajudando-os a evoluir com pouca angústia e sofrimento.
  • Dar suporte aos pais para uma vida melhor em família fortalecendo assim a relação do casal dando-lhes força para em conjunto cuidar e superar as dificuldades enfrentadas no dia a dia no tratamento de seus filhos, bem como outras questões que possam surgir.

E por fim ressaltar que muitas vezes os pais estão preocupados em oferecer o máximo de recursos e oportunidades aos filhos negligenciando o seu próprio sofrimento em virtude da falsa premissa de que “Primeiro vou cuidar do meu filho, depois de mim”.

Diferente do que se supõe, o cuidado com os pais é de grande  importância, para o êxito do tratamento dos filhos.

Pedir ajuda pode ser muito difícil, principalmente no início. Não hesite em buscar apoio profissional se achar que precisa.

Por:
Inês Castro Fortunato
Beatriz Cruz Filipe

Marcia NascimentoA Importância do apoio psicológico para os pais de autistas