A importância de brincar

A importância de brincar no desenvolvimento das crianças.

Muitos adultos ainda desvalorizam a importância de brincar, tornando-se cada vez mais exigentes e focados nas “boas notas”. Para nós, adultos, brincar é apenas algo que fazemos como um hobby, não passando efetivamente disso. É algo que fazemos por pura diversão para passar o tempo. Para as crianças, brincar tem um significado muito diferente: é algo essencial para o seu desenvolvimento.

Referindo que o brincar está consagrado nos dez princípios dos Direitos das Crianças, declarados pela Organização das Nações Unidas (ONU): “o direito à educação gratuita e ao lazer infantil”.

De acordo com os autores do estudo “The Power of Play”, publicado na revista Pediatrics, brincar promove as “capacidades socio emocionais, cognitivas, de linguagem e de autorregulação que constroem a função executiva e um cérebro pró-social”. Esta afirmação ganha ainda mais força quando os pais, ou outras crianças, se juntam à brincadeira. Afinal, brincar é uma mais-valia para o desenvolvimento dos pequenos.

A importância de brincar

Enquanto brinca, a criança não está apenas a entreter-se ou a divertir-se. Ela está também a melhorar a sua estrutura e a função do cérebro, assim como a promover a função executiva (o processo de aprendizagem), que permite perseguir objetos e ignorar distrações.
E, o brincar acarreta vários benefícios não só a nível emocional como cognitivo. Daí a importância de brincar na vida dos mais pequenos. E, é importante frisar que os pais são parte integrante dos benefícios de brincar, porque ao participar da brincadeira não só aumenta a ligação afetiva entre eles, como aumenta o interesse e motivação da criança enquanto ela desenvolve várias capacidades.

Benefícios da brincadeira

Estimula a criatividade e a imaginação – Ler uma história, brincar com bonecas ou montar um brinquedo é um desafio para a criatividade e imaginação da criança.
Atenção e autocontrolo – A atenção e o autocontrolo são capacidades aperfeiçoadas em todas as brincadeiras, quer seja ao montar um puzzle, empilhar cubos ou equilibrar-se em pé.
Auxilia o sistema imunitário – Jogar à apanhada, às escondidas, aos polícias e ladrões ou mesmo ao jogo da macaca são exemplos de brincadeiras que exigem atividade física. Brincar nestes moldes ajuda a prevenir o excesso de peso, além de ter vantagens para o sistema imunitário, endócrino e cardiovascular.
Melhora a saúde mental – Ao brincarem, os mais pequenos estão a prevenir doenças como a depressão.
Estimula a atenção – No estudo “The Power of Play”, os autores referem outros trabalhos nos quais se conclui que as crianças prestam mais atenção às aulas depois de um recreio de brincadeiras livres, do que se tiverem, por exemplo, atividades de educação física mais estruturadas.
Promove a interação social – Enquanto a criança brinca aprende a ouvir, a partilhar, a respeitar e a entender as diferenças das pessoas em relação a si. Assim, a criança está a ser preparada para viver em sociedade.
Ensina a incorporar regras – As brincadeiras também têm regras e limites. Ao lidar com elas, a criança aprende a respeitá-las e, usando-as em conjunto com os outros, aprende onde começam os seus limites e os dos outros, um fator essencial para se viver em sociedade.
Ensina a lidar com a frustração – A importância de brincar é que, ao fazê-lo, a criança não só se diverte como vai ganhando capacidades emocionais. Quando perde um jogo com um colega, ou quando um grupo de amigos não quer brincar àquilo que sugeriu, a criança tem de saber lidar com frustração que daí advém. E só o consegue se, se adaptar às circunstâncias.
Desta forma, vai tornando-se mais resiliente, pois aprende a lidar com as suas deceções e, assim, enfrentar as adversidades.
Aumenta a capacidade de trabalhar em equipa – É uma característica muito importante, sobretudo na área laboral. Saber interagir com os outros e relacionar-se é algo que pode ser aprendido mesmo enquanto se brinca. Experimente um jogo de futebol ou outra atividade coletiva. Não só vai divertir os mais pequenos, como também lhes vai ensinar a importância de trabalhar em equipa.
Fonte: Medis | Vida Ativa

Mario NascimentoA importância de brincar