Autismo Nível 2 e 3

O que é o autismo nível 2 e 3 ?

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM – 5 classifica o autismo como um espectro, justamente por se manifestarem em diferentes níveis de intensidade.

Uma pessoa diagnosticada com autismo nível 1 requer acompanhamento e apresenta prejuízos leves, que podem não impedir de estudar, trabalhar e se relacionar.

Um portador de autismo nível 2 apresenta um deficit notável nas habilidades de comunicação tanto verbais como não-verbais, percebe-se um prejuízo social moderado devido a pouca tentativa de iniciar uma interação com outras pessoas, quando o outro inicia o diálogo as respostas, costumam ser reduzidas ou atípicas. Apresenta inflexibilidade comportamental e evita a mudança na rotina.

Pessoas diagnosticadas com autismo nível 3 apresentam um deficit considerado grave nas habilidades de comunicação verbais e não verbais, ou seja, só conseguem manter comunicação com muito suporte. Com isso apresentam dificuldade nas interações sociais e apresentam cognição reduzida. Possuem um perfil inflexível de comportamento, tendo dificuldade em lidar com mudanças. Tendem ao isolamento social.

Pais e familiares de crianças com autismo de nível 2-3, muitas vezes questionam se existe intervenção para graus mais severos. Existe intervenção sim, levando sempre em conta as características especificas.
No autismo severo, vamos pensar numa intervenção voltada para a independência, para o auto cuidado, ou seja, para a melhora da qualidade de vida.

As competências do auto cuidado são as tarefas diárias realizadas para se estar pronto a participar das atividades da vida, tais como vestir-se, comer, escovar os dentes, usar a casa de banho e muito mais. Não podemos esquecer que essas crianças vão se tornar adultos e a aquisição dessas habilidades são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de toda a família.

Inês Castro Fortunato

Pediatra e mãe de 2 jovens autistas

Mario NascimentoAutismo Nível 2 e 3