Orgulho de quê, de ser autista?

Orgulho de quê, de ser autista?

“Eu não tenho orgulho nenhum em ser autista! É muito doloroso perceber o mundo de maneira diferente da grande maioria da população, se eu pudesse escolher não teria nascido com essa condição”

Dia do orgulho autista

Hoje é dia do Orgulho Autista é claro que a data foi criada com a intenção de falarmos sobre o respeito as diferenças, potencializando os desafios e recompensas do dia a dia do autista, desmistificar o conceito de doença nos meios de comunicação e na sociedade. Mas será que o autista e a família se sentem orgulhosos de estarem nesta condição? A fala acima é de um rapaz de 20 anos com síndrome de Asperger, a vida nunca foi fácil pra ele e para sua família.

O sentimento de dor que ninguém gosta de ouvir

Para a mãe do autista, a celebração do nascimento do filho desmorona com o luto do diagnóstico de autismo, o passar dos tempos não trazem o desenvolvimento esperado, e a culpa surge implacável em sua vida!  tudo o que ela faz não é suficiente para que seu filho seja como os outros, não é suficiente para que seu filho possa ter amigos, namoradas… A Mãe muitas vezes abandonada pelo seu companheiro que não conseguiu conviver com este dilema, tem medo do que pode acontecer no futuro, quando já não estiver presente.

O autismo em Angola

Como se orgulhar desta condição, que as vezes é muito mais penosa do que o exemplo do nosso jovem de 20 anos? Em Angola o acesso ao diagnóstico do autismo ainda não está ao alcance de todos que precisam, o tratamento adequado, as terapias e escolas com profissionais especializados são escassos, somente a classe social privilegiada se beneficia do que há no mercado. Infelizmente em Angola, a criança autista é mantida presa em um quartinho, seja por vergonha ou simplesmente por ser a melhor forma de estar protegida, enquanto seus pais saem para trabalhar a busca do sustento.

O nosso papel social

A Ekanda luta diariamente contra a depressão, o isolamento, a indiferença, a falta de inclusão social destas famílias. Por isso a nossa actividade procura estudar tudo o que se relaciona com as crianças e jovens autistas, a partir de  actividades culturais,  acções sensibilização educacional, assim como formação a famílias e a todos aqueles que de alguma maneira se relacionam com uma pessoa autista. Professores, educadores de infância, auxiliares de educação, estudantes e outros que se interessam pela causa e que pretendem saber tudo sobre autismo a partir da experiência vivida diariamente com intervenientes diretos e jovens autistas que estão dispostos a partilhar o lado bom e o lado mau que por vezes pouca gente quer saber.

“…quer saber, e não menos importante também, a partilha de cada superação e vitória de cada um, que faz uma grande diferença na vida dos mesmos”

Mario_TouchDigitalOrgulho de quê, de ser autista?