Os comportamentos repetitivos e o transtorno do espectro autista

Os comportamentos repetitivos são um dos sintomas do transtorno do espectro autista que atrapalham a interação social do indivíduo e prejudicam a sua relação com o mundo.

É comum observarmos comportamentos repetitivos incomuns e / ou uma tendência a se envolver em um leque restrito de atividades que incluem  balançar as mãos, balançar o corpo, pular e girar, organizar e reorganizar os objetos e repetir sons, palavras ou frases. Às vezes o comportamento repetitivo é auto-estimulante, tal como mexer os dedos na frente dos olhos.

Estas crianças passam horas colocando objetos e brinquedos em fila, de uma maneira específica, em vez de brincar com estes.  A sua brincadeira não é funcional.

O fato que mais preocupa pais e professores é que estes comportamentos repetitivos podem se tornar uma preocupação intensa e obsessiva para a criança e seus conteúdos podem tomar formas incomuns que alteram a rotina da criança como ficar horas olhando para um ventilador girando.

As crianças mais velhas e os adultos podem desenvolver um interesse enorme em números, símbolos, datas ou temas de ciências perdendo horas repetindo os pontos de interesse.

Mario NascimentoOs comportamentos repetitivos e o transtorno do espectro autista