O diagnóstico do transtorno do espectro autista

O diagnóstico do transtorno do espectro autista é muito difícil pois não existe um exame específico que confirme o diagnóstico.

Muitas vezes os pais são os primeiros a notar que seu filho está mostrando comportamentos incomuns, pois não conseguem fazer contato ocular, não respondem ao seu nome quando são chamados ou brincam com os brinquedos de formas repetitiva e incomum.

A Checklist Modificada do autismo em crianças ( M-CHAT ) é a lista de perguntas mais utilizadas no diagnóstico precoce do autismo. As respostas podem indicar se ele ou ela deve ser avaliado (a) por um especialista, como um pediatra de desenvolvimento, neurologista ou neuro pediatra.

O ideal seria que desde o nascimento até pelo menos 36 meses de idade, todas as crianças fossem rastreadas para marcos de desenvolvimento durante as visitas de rotina ao pediatra.

Uma avaliação típica de diagnóstico envolve uma equipe multidisciplinar composta de médicos, incluindo pediatra, neuro pediatra, psiquiatra ou psicólogo, terapeuta da fala, psicopedagogo e terapeuta ocupacional. O teste genético pode também ser recomendado, bem como a despistagem de problemas médicos relacionados averiguando a acuidade auditiva e visual da criança.

Às vezes, um transtorno do espectro do autismo é diagnosticado mais tarde, muitas vezes devido as dificuldades de aprendizagem, social ou dificuldades emocionais.

Mario NascimentoO diagnóstico do transtorno do espectro autista