As dificuldades de comunicação do indivíduo que apresenta transtorno do espectro autista

As crianças, adolescentes e adultos que apresentam transtornos do espectro autista manifestam, com frequência, dificuldades de comunicação que não envolvem apenas o fato de serem verbais ou não verbais, mas sim, dificuldades para expressar seus desejos, opiniões e necessidades de forma espontânea e funcional.

Aos três anos, a maioria das crianças já passaram por marcos previsíveis no caminho para a aprendizagem de língua oral. Um dos primeiros é balbuciando. Até o primeiro aniversário, crianças com desenvolvimento típico, verbalizam uma ou duas palavras, viraram e olham quando ouvem seus nomes e apontam para objetos que eles querem ou querem mostrar a alguém.

Quando é oferecido algo que não lhe agrada, eles deixam claro, pelo som ou expressão, que a resposta é “não”.

As crianças com autismo, em geral, apresentam um atraso no balbuciar, falar e usar gestos. Pode acontecer casos em que a criança desenvolve a habilidade de balbuciar, nos primeiros meses de vida, e depois para com os comportamentos comunicativos. Outros, apresentam atraso na linguagem comunicativa e começam a falar mais tarde.

Contudo, com terapia adequada, a maioria das pessoas com autismo aprendem a usar a linguagem falada e todos podem aprender a se comunicar.

Muitas crianças e adultos não-verbais, aprender a se comunicar usando sistemas de comunicação, tais como imagens (PECS), linguagem de sinais, processadores de texto electrónicos ou dispositivos, mesmo de geração de fala.

Quando a linguagem começa a se desenvolver, a pessoa com autismo pode utilizar a voz de forma inusitada. Alguns têm dificuldade em combinar palavras em frases com sentido. Podem falar apenas palavras simples ou repetir a mesma frase ou palavras várias vezes (ecolalia).

Algumas crianças levemente afetadas exibem, apenas, ligeiros atrasos na linguagem, ou mesmo, desenvolver a linguagem precoce mas com dificuldade em manter uma conversa.

Algumas crianças e adultos com autismo tendem a fazer um monólogo sobre seu assunto favorito, dando a outros pouca chance de comentar.

Outra dificuldade comum é a incapacidade de entender a linguagem corporal, tom de voz e expressões que não são destinadas a ser interpretadas literalmente. É comum os indivíduos que apresentam transtorno do espectro autista utilizar expressões faciais, movimentos e gestos que não coincidem com o que estão fazendo.

Seu tom de voz, muitas vezes, não reflete seus sentimentos sendo monótono em sem variação plana parecendo “um robô”. Isto pode tornar difícil aos outros entender as suas intenções. A frustração por não se fazer entender pode levar estes a gritarem e exaltar-se por não se fazer entender.

À medida que a pessoa com autismo aprende a comunicar o que ele ou ela quer, comportamentos desafiadores e birras, muitas vezes tendem a diminuir.

Marcia NascimentoAs dificuldades de comunicação do indivíduo que apresenta transtorno do espectro autista