O Modelo de Denver

O Modelo de Denver é um método de intervenção precoce em crianças diagnosticadas com perturbação do espectro de autismo. Esta abordagem foi considerada, em 2012, como uma das dez maiores descobertas na área médica.

Este método distingue-se pelo uso  de estratégias de ensino. O objetivo é que as crianças aprendam através de jogos, sem deixar de lado os princípios da ciência da análise aplicada ao comportamento.

O Modelo de Denver utiliza as sequências de desenvolvimento infantil como base para a avaliação da criança. Depois da avaliação e diagnóstico são definidos os objetivos de intervenção nas diferentes áreas de desenvolvimento. Estas incluem as competências sociais, comunicação recetiva e expressiva, desenvolvimento cognitivo e habilidades motoras.

No método de Denver o objetivo é que a criança e o terapeuta criem uma relação enquanto parceiros nas atividades. A interação social é a principal finalidade dos jogos criados.

Para criar esta interação social são utilizados três tipos diferentes de jogos e atividades. O primeiro tipo consiste  em jogos com brinquedos apropriados à idade da criança. Existem também brincadeiras sociais com o objetivo de promover a interação social. O último tipo de jogos incluem atividades como pintar, desenhar e brincar com plasticina, por exemplo.

Todas as atividades do Modelo de Denver são criadas para promover a interação social positivas. Estas aumentam a motivação da criança para criar novos contactos sociais e melhoram a capacidade de aprendizagem. O objetivo é promover a importância das recompensas sociais e, consequentemente, melhorar a atenção e motivação da criança.

Os nossos terapeutas vão ajudar a ensinar a criança a procurar criar interações sociais e desenvolver competências sociais. Isto tudo num ambiente com interações dinâmicas, naturais e positivas.

O Modelo de Denver destina-se a crianças entre um e três anos de idade. Os tratamentos podem prolongar-se até aos cinco anos.

Mario NascimentoO Modelo de Denver